Memorial Manoel Lino de Paiva
Sítio Serra Nova, Martins/RN
O Memorial Manoel Lino de Paiva representa uma homenagem da família do Combatente Manoel Lino de Paiva, da comunidade da Serra Nova e do Município Martins a este herói brasileiro que lutou na Segunda Guerra Mundial, contra o nazi-fascismo. Esse é um patrimônio que a família do Combatente, a comunidade da Serra Nova e do Município de Martins disponibiliza para ser gerenciado com a participação do poder público, estadual e/ou municipal, através dos órgãos responsáveis pelas políticas de cultura e de turismo.
O Memorial tem o objetivo de resgatar, preservar e divulgar elementos da história do Combatente Manoel Lino de Paiva, dos filhos de Martins e do Rio Grande do Norte e, da participação do Brasil nesse conflito que afetou a humanidade de 1939 a 1945.
A casa que abriga o Memorial tem mais de 100 anos e é o lugar aonde nasceu e viveu Manoel Lino de Paiva, com sua família, até sua incorporação ao Exército Brasileiro.
O Memorial foi organizado mantendo a estrutura original da casa, com pequenas adaptações que propiciam melhores condições, para os visitantes apreciarem o estilo de moradia, os objetos, alguns utensílios e móveis do início do século XX.
Na sala principal do Memorial encontram-se objetos e dados biográficos sobre a Segunda Guerra Mundial, sobre os martinenses e norte-rio-grandenses mortos no conflito, sobre pessoas que realizaram ações relevantes na comunidade, no início e meio do século XX e variadas informações culturais.
A visita ao Memorial Manoel Lino de Paiva é uma oportunidade para o visitante conhecer diversos aspectos da cultura brasileira que sugerem reflexões sobre o significado da participação, com heroísmo, dos pracinhas da Força Expedicionária Brasileira em 20 ou mais batalhas vitoriosas na Itália. A visita ao Memorial é, principalmente, uma oportunidade para o visitante homenagear, com a comunidade berço de Manoel Lino, um verdadeiro “herói da pátria”, que doou sua vida por nobres ideais de democracia e liberdade. Fonte: Blog Subindo a Serra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário