quinta-feira, 26 de abril de 2012

A Flor-de-abril

dillenia indica 

A Flor-de-abril é uma árvore de copa piramidal, originária da Ásia Tropical, especificamente na Índia, onde é popularmente conhecida como maçã-de-elefante e chega a alcançar até 8 m de altura. No Brasil, raras vezes excede os 5 m de altura.
A flor-de-abril prefere locais ensolarados e solos úmidos, caso contrário perderá suas folhas e ficará com o aspecto de uma planta caduca. Seus frutos são bastante ornamentais, porém não são comestíveis.
Uma curiosidade a respeito da dillenia é que ela teria sido trazida para o Brasil por ordem de D. João VI e, o hábito antigo dos comerciantes colocarem moedas em baixo das escamas de seus frutos, ao invés de deixarem expostas no balcão ou sobre a mesa, deu-se aí o nome popular “árvore-do-dinheiro”.
É conhecida popularmente como: dilênia, bolsa-depastor, flor-de-abril, árvore-do-dinheiro, maçã-de-elefante.
Sua propagação é feita por sementes. Deve ser cultiva em solo fértil, argiloso e levemente ácido. Recomenda-se a poda apenas para condução.
Suas folhas medem cerca de 25 a 30 cm, são de coloração verde-claro e susa flores são brancas, solitárias, parecendo com as flores de magnólia. Seus frutos podem chegar a 0 cm de diâmetro, são formados  por escamas grandes, espessas, bastante resistentes e fibrosos.
flor da dillenia indica
O florescimento ocorre a partir de janeiro e pode ir até outubro e a frutificação ocorre de abril a agosto. A dilênia se torna muito bonita, pois ao mesmo tempo encontram-se flores e frutos de todos os tamanhos, variando do verde claro ao amarelo dourado.
fruto da dillenia indica
Quando plantada em vias públicas pode se tornar problemática e até mesmo perigosa, pois a quantidade de frutos produzido é muito grande, podendo cair em cima de carros e até mesmo de pessoas que estejam passando sob sua copa.
Curiosidade: No Panamá, o fruto maduro da flor-de-abril é comido cru ou cozido e serve ainda para o preparo de doces. Já no  Brasil são consideradas inconvenientes, sendo aproveitadas somente as folhas e flores para ornamentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário