sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Martins realiza conferência livre dos Direitos da Criança e do Adolescente

As crianças e adolescentes de Martins, vivenciaram um dos maiores avanços na busca pela efetivação dos seus direitos.

Com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA, as crianças e adolescentes martinenses realizaram a conferência livre no último dia 23 de novembro no ginásio poliesportivo, iniciando as 08 horas e concluindo as 15 horas.

O evento foi pensado, planejado e executado pelos nossos pequeninos, com todas as despesas custeadas pela Prefeitura Municipal.

foi um momento único, e que se transformou em uma capacitação formadora de consciência sobre os direitos da criança e do adolescente. A descontração, alegria, gritos, inquietações, marcaram o que é característico do público, a "infância".

O evento foi conduzido pelo adolescente Adriano, que após o credenciamento dos participantes, convidou as autoridades presentes a mesa de abertura oficial do evento. Como também facultou a palavra, fazendo uso a presidente do CMDCA, a senhora Teresinha Pires, a Secretária de Educação Helena Santos e o Vereador Canísio.

A mesa desfeita, a alegria, sorrisos, palmas, gritos, trouxeram paz ao ambiente, com as apresentações culturais do Grupo Voarte - integrante do Selo UNICEF; Grupo do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI e Grupo do CERBA.

Dando continuidade foi convidado o conferencista Claudicélio Sabino - Assistente Social do CRAS, para ministrar palestra sobre O que é uma conferência, e os Direitos da Criana e do adolescente, destacando o Estatuto da Criabnça e do Adolescente - ECA, a Constiuição de 1988, a Declaração Universal dos Direitos Humanos e dos Direitos da Criança. A palestra foi pensada para o público, com músicas, imagens e vídeos que objetivaram atrair a atenção das crianças e adolescentes. Também de modo dinâmico, as crianças e adoelscentes puderam interagir com a explanação e leitura dos painéis.

Após a palestra, todos se reuniram em grupos, um total de cindo grupos divididos em eixos, de acordo com a cor do crachá disponibilizado no Credenciamento.

No horário do almoço, os trabalho foram interrompidos, com pausa de uma hora, momento em que todos desfrutaram de um delicioso almoço preparado no CERB, vizinho ao local do evento.

Após o almoço, o Grupo Voarte realiza apresentação cultural e em seguida os trabalhos foram concluídos e foi iniciada a plenária final, com a apresentação dos trabalhos e a eleição das prioridades. Em seguida foram eleitas as duas meninas e os dois meninos para representar Martins na I Conferência Regional Pólo Martins, que acontecerá no dia 1º de Dezembro de 2011.

O adolescente que conduziu os trabalhos da conferência, finalizou com mensagem e exposição do poema Menestral em forma de vídeo de Shakespeare.

Fonte: Blog Martins em Alta

Nenhum comentário:

Postar um comentário