sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Martins, com todos seus atrativos, representa um dos mais belos destinos turísticos do nosso Estado. Possui riquezas naturais importantes: Casa de Pedra, considerada a segunda maior caverna em mármore no pais, e o mais interessante nesta caverna, é que a mesma foi intitulada “casa de pedra” pela sua semelhança com uma casa, com cômodos repartidos,o que fez com que a caverna ganhe uma peculiaridade a mais.Outro atrativo é a Trilha da Cachoeira na época do inverno, uma caminhada de 1 hora e 40 minutos em uma trilha cheia de aventuras.

A cidade ainda dispõe de uma arquitetura belíssima, como a da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, Museu Pax, Escola Estadual Almino Alfonso,Museu do Sr. Júnior Marcelino com uma coleção de fósseis pré-históricos,Mercado Público e Casas Particulares. Existem dois mirantes, construído nas encostas da Serra, onde o visitante pode desfrutar de uma paisagem fantástica e durante a noite podem ser vistas do Mirante da Carranca 13 cidades, e do Mirante do Canto, 11 cidades. Um visual exuberante e poético.

Além destas opções, a cidade possui dois hotéis, seis pousadas, sistema de transporte interregional e gastronomia. Para quem procura paz e sossego, Martins é a cidade. Venha desfrutar deste paraíso!


Segundo pesquisa realizada por historiadores e acadêmicos, o povoamento da Serra de Campo Grande iniciou-se em meados do século XVIII, com conseqüência da colonização portuguesa pela Ribeira do Apodi. Em 1736, AleixoTeixeira, capitão-mor da Aldeia de São João do Apodi dos Tapuias obteve carta de data e sesmaria de umas terras na serra, depois denominada Serra da Conceição.
Seis anos depois, em 1742, a vida do povoado tomou impulso com a presença de Francisco Martins Roriz assumindo o comando da Serra, conta-se que “em virtude do desaparecimento da esposa do Sr. Francisco Martins Roriz, que saíra de casa desorientada, este com escravos e archotes, (...) fizera uma promessa à Virgem do Rosário: erguer uma capela, em sua homenagem no local onde encontrasse a esposa. Ao chegar a serra, pela madrugada, encontrou o corpo à beira de uma lagoa, onde a sepultou. Mais tarde (...) construindo a Capela de Nossa Senhora do Rosário.
Foi com a presença de Francisco Martins Roriz que teve início a evolução do povoado, desenvolvendo a região com a implantação de uma fazenda de criação de gado e plantação. Sua participação foi tão intensa que em 1770 o próprio povo passou a chamar a região de Serra de Capitão Martins, ou simplesmente Serra do Martins.
Desmembrada do município de Portalegre em 1841, a povoação da Serra do Martins foi elevada à condição de cidade pelo então presidente da província, Coronel Estevam José Barbosa de Moura, que deu o nome à cidade de Maioridade em homenagem ao imperador Dom Pedro II, que teve sua maioridade antecipada naquele ano para poder assumir o trono no Império com apenas 14 anos.
Em 1847, o município da Maioridade passou a se chamar Cidade Imperatriz, em homenagem à imperatriz do Brasil, D. Tereza Cristina, que veio de Portugal para casar-se com o imperador Dom Pedro II.Posteriormente, em 1890, a cidade recebeu o nome definitivo, homenageando o fundador, que de fato fez história na cidade: Serra do Martins passou a se chamar oficialmente Martins.
Localizada numa região serrana do Médio Oeste Potiguar, o município de Martins está a 363 km da Capital do Estado. Atualmente, a atividade econômica é direcionada a agricultura e uma boa parte formada por funcionários públicos e comerciantes. Com um clima de ar puro e agradável, a cidade tem no turismo sua principal fonte de renda, onde o povo acolhedor recebe o turista para contar histórias e mostrar as belezas da serra.
Fonte: Blog Prefeitura Municipal de Martins.













Nenhum comentário:

Postar um comentário